ÁREA DO ASSOCIADO

31/03/2020

O impacto do coronavírus na sua empresa

É hora de entender como o seu negócio pode permanecer competitivo no mercado.

Nossas atividades do cotidiano sofreram mudanças repentinas com o surgimento do coronavírus, principalmente por conta do isolamento social. Este novo cenário trouxe uma grande preocupação para as empresas, pois reflete diretamente no consumo de diversos segmentos de produtos e serviços.

Segundo dados do Instituto Nielsen, em um primeiro momento, produtos de limpeza e higiene tiveram maior procura, como o álcool gel. Os produtos considerados essenciais também tiveram um aumento no número de compras, como arroz, feijão e café(+21%), higiene e beleza (+25%), mercearia (+18%), medicamentos (+13%) e perecíveis (+11%).

Mas e agora? Com a maioria das pessoas restritas a viver dentro das suas casas, o comércio físico tende a diminuir seu movimento. Em contrapartida, o consumo de produtos via e-commerce e conteúdos online como forma de entretenimento tendem a crescer.  Essas são algumas das novas tendências.

Os serviços de entrega se tornaram uma necessidade. Segundo o HuffPost Brasil, o aplicativo de delivery Rappi, registrou nas últimas semanas um aumento de 30% em seus pedidos no segmento de restaurantes, supermercados e farmácias.

Em meio a tantas incertezas sobre a economia, muitas empresas conseguiram enxergar na crise uma ótima oportunidade de mudança ou de lapidação de algumas ações. É possível se beneficiar com esses novos comportamentos do consumidor, desde que se estruturem de forma organizada e eficiente para que não gerem gargalos.

Olhando então para o momento atual, é preciso ajustar as rotas e destacar o motivo pelo qual o seu produto ou serviço é importante para o consumidor.

Pensando nisso, elencamos aqui algumas ações de marketing que são fundamentais para o momento atual:

– Focar no posicionamento da marca;

– Ampliar sua presença digital e investir em conteúdo;
– Conhecer e estar presente nos canais onde os seus clientes estão;
– Entender de fato quem são os seus consumidores e o qual dor (problema) deles você resolve;
– Investir na geração de leads qualificados;
– Melhorar a experiência entre a marca e o seu consumidor.

É hora de entender como o seu negócio pode permanecer competitivo no mercado.

Fonte: Agência Sander